sábado, 30 de abril de 2016

Filhas criam grupo no Whatsapp para assaltar o proprio pai..

Filhas criam grupo no Whatsapp para planejar assalto ao próprio pai

Segundo a polícia, quadrilha foi organizada pelas moças, de 21 e 17 anos.
Pai foi agredido durante o assalto e polícia prendeu as suspeitas.

Uma das conversas entre os suspeitos planejando o crime  (Foto: Reprodução / TV TEM)

Duas filhas são suspeitas pela polícia de planejar um assalto a casa do próprio pai em Guararapes(SP). Primeiro, assaltantes armados invadiram a casa do comerciante, fizeram ele e uma filha de 14 anos refém, agrediram o homem com coronhadas e roubaram o dinheiro que ele tinha. Com isso, a polícia entrou no caso e, depois de muita investigação e checar o celular das filhas, descobriu que os mentores do crime são duas filhas do comerciante.
Segundo a polícia, a quadrilha foi organizada pelas moças, uma de 21 anos e outra de 17. As principais provas foram encontradas nos celulares delas. De acordo com a polícia, tudo foi combinado entre as duas e os assaltantes por mensagens. Em uma delas, um dos criminosos diz que se o pai dela atirasse, ele iria atirar também. “A filha mais velha criou o grupo e era a administradora. Por meio de um amigo dela, ela chamou indivíduos com passagem pela polícia e foi combinado assalto na sua própria casa”, afirma o delegado Alessander Lopes.
A polícia acredita que o roubo foi planejado durante 40 dias e colocado em prática no fim do mês passado, no dia 27 de março. Os três homens entraram na casa do comerciante, levaram joias, dinheiro e armas. Para que ninguém desconfiasse do plano, também amarraram e ameaçaram as duas filhas da vítima.
Segundo as investigações, as jovens mandaram fotos do cofre onde o comerciante guardava R$ 15 mil e as joias. Elas também enviaram um mapa da casa, para facilitar a entrada dos assaltantes. Ainda de acordo com a polícia, na noite do crime a filha mais velha chegou a dopar os cães da família para que não fizessem barulho e ainda incentivou violência contra o pai. “Após ouvir um dos autores que confessou a prática e a participação, a orientação da filha era que agredisse o pai durante o assalto”, diz o delegado.
Suspeitas fizeram até um mapa da casa (Foto: Reprodução / TV TEM)Suspeitas fizeram até um mapa da casa
(Foto: Reprodução / TV TEM)
Durante o roubo o comerciante levou chutes e socos e várias coronhadas na cabeça. No dia do assalto estavam na casa o pai, as duas jovens que planejaram o crime,  e uma irmã delas de 14 anos. Segundo a polícia, as jovens disseram em depoimento que cometeram o crime porque o pai teria pego um dinheiro delas que estava numa poupança e não queria devolver. “A filha mais velha acabou confessando e noticiando todo o fato e dando nome aos demais coautores do roubo”, afirma Alessandre.
Cinco pessoas já foram presas, entre elas dois estudantes de direito. Os produtos foram recuperados pela polícia. Os assaltantes e a filha mais velha foram indiciados por roubo qualificado e corrupção de menor.
O inquérito vai ser encaminhado para a Justiça da Infância e Juventude por causa do envolvimento da menor. Segundo a polícia, o pai negou que tenha pego dinheiro das filhas. As investigações continuam e um suspeito está foragido.
Suspeito diz que se precisar vai atirar no pai  (Foto: Reprodução / TV TEM)

sexta-feira, 29 de abril de 2016

QUEDA DE CABELO SAIBA COM TRATAR!!

QUEDA DE CABELO E HORRIVÉL PARA ESTÉTICA E SAÚDE



queda de cabelo Rafaela Salvato Dermatologia

Sorrisos Maravilhosos

Alimentos que se deve evitar

Se você esta tentando branquear os dentes, evite alimentos como chocolate negro, ensopados, molho de tomate, beterraba, amora e molho de soja. O mesmo para as bebidas, café, chá, refrigerantes e vinho tinto.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio serve pra limpar e clarear as manchas, assim os dentes se apresentam mais brancos; ele pode provocar sensibilidade dental, por isso só se deve escovar os dentes com esse composto uma vez por semana.

Água oxigenada

Pode-se utilizar água oxigenada de 10 volumes no máximo; basta que escove os dentes como de costume e depois enxague a boca com agua oxigenada durante 10 segundos, isso clareia os dentes. É recomendável que seja feito uma vez por semana e antes de deitar-se, pela noite.
Também pode-se mergulhar um cotonete na água oxigenada e esfregar na superfície dos dentes; não entra nos espaços entre os dentes mas pode aumentar o branqueamento das superfícies visíveis dos dentes. Utilize uma vez por semana para não causar dano ao esmalte dental.

Limão com sal

A acidez do limão o torna o ingrediente adequado para tirar as manchas dos dentes. Faça uma pasta com suco de limão e uma pitada de sal e esfregue os dentes com essa mescla para eliminar manchas escuras. O inconveniente é que não se deve usar frequentemente, porque a acidez também pode danificar o esmalte dos dentes, é ideal que utilize-se uma vez por semana.

Casca de laranja

É um medicamento popular utilizado com a finalidade de clarear os dentes. Deve-se esfregar o interior da casca de laranja sobre os dentes para eliminar as manchas

Vinagre

Vinagre branco e vinagre de maçã também contêm agentes branqueadores naturais, que podem eliminar as manchas dos dentes, mas deve-se usar somente uma vez por semana, o uso prolongado igualmente danifica o esmalte dos dentes.

PRESERVATIVOS QUAL MELHOR PARA VOÇÊ!!

Camisinha: tem para todo mundo                            
Você conhece todos os tipos de camisinhas disponíveis no mercado? De efeito retardante a preservativos texturizados, 
Que a camisinha é essencial nas relações, todo mundo sabe. Há modelos para todos os gostos: fininha, com sabor, tradicional, com efeito retardador... conheça melhor os diferentes tipos e escolha o que mais combina com você:

Tradicional
Vem com lubrificante à base d´água ou óleo de silicone.

Sem lubrificante
Para alérgicos à substância. A mulher deve ficar bem relaxada para que a sua lubrificação seja suficiente e, assim, evite atritos da camisinha com a pele.

Texturizada
Tem relevos, ranhuras ou pontinhos saltados sobre o preservativo para aumentar o prazer.

Efeito retardador
Contém benzocaína, anestésico que segura a ejaculação. Boa para os apressadinhos.

Sensível
Mais fina e lubrificada, aumenta a sensibilidade do pênis. É como se ele estivesse sem nada!

Aromatizada
Em vários sabores, é um tipo perfeito para o sexo oral.

Hot ou ice
A primeira versão esquenta e a segunda, dá uma sensação gelada em contato com a pele.

Feminina
Superfina, reveste a vagina e cobre todo o colo do útero.
 
Guarde a camisinha com segurança

Aqui pode
· Criado-mudo e armário: locais secos e arejados são os mais recomendados. Outra vantagem? Na hora H, também estará ao alcance das mãos.

· Bolsa: vale dentro do nécessaire com absorvente ou em algum bolsinho discreto. Evite deixar com make e perfumes, para não correr o risco de rasgar a embalagem ou de um produto vazar.


Aqui não pode
· Carro: o calor do porta-luvas pode prejudicar o látex. Resultado: você corre o risco do preservativo estourar durante a relação sexual.

· Carteira: o atrito com moedas, cartões de banco e talão de cheques também danifica a camisinha, deixando o material mais frágil.

feirão da casa própria


Caixa realiza 12º feirão da casa própria

Evento irá acontecer em 14 cidades com foco no Minha Casa Minha Vida e operações do FGTS.

imoveis_feirao-caixa-casa (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A Caixa Econômica Federal promove, de 29 de abril a 19 de junho, a 12ª edição do Feirão Caixa da Casa Própria, considerado o maior evento do ramo imobiliário.
Este ano, São Luís (MA) entra para o calendário oficial dos Feirões. A capital maranhense recebe o evento de 10 a 12 de junho.

O foco da Caixa será o financiamento de habitação popular do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) e das demais operações realizadas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), cujo valor máximo do imóvel é de R$ 225 mil.

Para a presidenta da Caixa, Miriam Belchior, o Feirão é a melhor oportunidade para procurar e comprar um imóvel. “O evento reúne, em um só espaço, construtoras, imobiliárias, Caixa Seguros, além de uma equipe do banco preparada para atender a todos os visitantes. Esse ano, estamos prontos para oferecer as melhores condições do mercado. Esse é um compromisso da Caixa e do Governo Federal.

Há recursos disponíveis do Minha Casa Minha Vida, programa do Governo Federal, e também empréstimos para financiamento fora do programa. Todos com as melhores taxas para caber no bolso de quem se planejou para comprar a casa própria”, ressalta a presidenta.

Os eventos do Feirão Caixa da Casa Própria de 2016 terão início entre os dias 29 de abril e 1º de maio (Dia do Trabalho), no Rio de Janeiro (RJ). Em seguida, o Feirão acontecerá no período de 13 a 15 de maio, em Belém (PA), Brasília (DF) e Curitiba (PR). No fim de semana seguinte, de 20 a 22 de maio, o Feirão da Casa Própria segue para Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Após o feriado de Corpus Christi (26), no fim de semana de 27 a 29 de maio, Florianópolis (SC) e Uberlândia (MG) recebem o evento. No período de 3 a 5 de junho, o Feirão segue para Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). Em São Luís (MA) e Goiânia (GO), o evento será realizado entre 10 e 12 de junho. E dos dias 17 a 19 de junho, o Feirão encerra seu calendário em Salvador (BA).

O Feirão Caixa da Casa Própria de 2016 conta com mais de 1.153 parceiros: cerca de 579 construtoras, 338 correspondentes imobiliários e 236 imobiliárias que ocuparão os estandes do evento durante os sete fins de semana. Serão 711 empreendimentos novos em oferta nas 14 cidades onde o Feirão será realizado. A previsão inicial é de que o número de imóveis ofertados seja superior a 241 mil. Nesta edição, mais de 4.800 empregados estarão envolvidos com a realização do evento.

quinta-feira, 28 de abril de 2016

O QUE PENSAR, CRISE EXISTE OU NÃO EXISTE??

Nós não estamos em crise

Esse período de crescimento que o Brasil vivenciou, a partir do início do Século XXI, foi uma espécie de “surto eufórico econômico” de curta duração (do ponto de vista do desenvolvimento econômico, um período de dez a quinze anos é um “piscar de olhos”). As pessoas tiveram acesso ao crédito fácil (porém jamais barato) e tiveram uma falsa sensação de segurança motivada pelo “pleno emprego”. Consumiram, se endividaram e desfrutaram os prazeres do consumo.
Quem entrou no mercado de trabalho neste período deve acreditar que o Brasil sempre foi essa “festa do caqui”, onde as empresas contratam, pagam bem e se preocupam obsessivamente com coisas como “apagão da mão de obra” e “retenção de talentos”. Foi muito fácil arrumar emprego nesse período e muitas iniciativas empreendedoras tiveram sucesso, graças ao consumo aquecido.
Porém, quem é um pouco mais velho e vivenciou a economia (e o mercado de trabalho) nos anos 80 e 90 sabe que a história não é bem assim…  O Brasil é (e sempre foi) um país extremamente difícil para se fazer negócios e onde o desemprego sempre foi uma das maiores fontes de medo e insegurança da população.
Quem era “vivo” nessa época deve se lembrar do que a gente já enfrentou: Hiperinflação, moratória da dívida externa, confisco da poupança… Perto do que já passamos, a situação atual é “fichinha”. E, de alguma forma, sobrevivemos a isso.
Então, o ponto é o seguinte: nós não estamos em crise. Estamos apenas voltando a ser aquilo que sempre fomos: Um país complicado, com enorme desigualdade social, com péssimos indicadores sócio-econômico-educacionais, hostil aos negócios, violento e onde o desemprego está sempre presente.
Como dizia o finado Tom Jobim, “o Brasil não é para principiantes”.
Para nós, brasileiros, não existe crise – isso que chamamos de “crise” já virou uma situação permanente. O que existe é um estado crônico de bagunça, corrupção, fragilidade e mediocridade econômica. Tivemos um pequeno alívio de alguns anos, mas já estamos voltando ao nosso “normal”.
Quer receber atualizações desde blog e outros conteúdos por email? Assine minha newsletter clicando aqui.

PASTEL DA FEIRA OU BOTECO


SAIBA PORQUE É TÃO GOSTOSO.
VOÇÊ SABIA QUE VAI PINGA OU CACHAÇA??


Foto: Shutterstock
Ingredientes
Massa
  • Água morna
  • 1 colher (café) de álcool ou cachaça (pinga)
  • Sal a gosto
  • ½ kg de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de óleo para a massa
Recheio
  • 300 g de carne moída duas vezes
  • Azeite
  • Limão
  • Pimenta verde
  • Sal a gosto
  • Cebolinha verde picadinha
  • 1 colher (sopa) de cebola batidinha
  • 3 colheres (sopa) de azeitona picadinha
  • 200 g de queijo minas
  • 100 g de queijo gruyère
  • 100 g de tomate seco
Modo de preparo
  • Misture a farinha com o sal, o óleo e a pinga.
  • Vá acrescentando a água morna aos poucos até dar ponto de sova.
  • Sove bem e abra com o rolo.
  • Recheie e frite os pastéis em 1 litro de óleo bem quente.
  • Enquanto os pastéis estiverem sendo fritos, use a escumadeira para cobri-los o tempo todo com óleo, de modo que cresçam bastante.
  • Escorra os pastéis em papel toalha.
Recheio de carne
  • Tempere a carne com sal, pimenta verde e limão.
  • Doure a cebola até quase desaparecer.
  • Acrescente a carne moída e cozinhe dourando ao mesmo tempo.
  • Fora do fogo acrescente a cebolinha verde e a azeitona.
  • Espere esfriar para utilizar.
Recheio de queijo
  • Corte o queijo em fatias grossas e depois em retângulos.
Recheio de tomate seco
  • Rale o queijo gruyère e misture com o tomate seco picadinho.
Dica
  • Corte cada pastel de forma diferente para facilitar a identificação dos recheios.

FRIO CHEGOU SERÁ UM INVERNO RIGOROSO GELADO E COM CHUVAS..

COMO NÃO OUVE FRIO ANO PASSADO ESTE ANO PROMETE!!

El Niño ajudará inverno com frio e chuva
viagensfrio1
O inverno deste ano finalmente pedirá casaco, bota e guarda-chuva. Depois da estação mal dar as caras no ano passado, o friozinho chegará com direito a chuva e vento gelado pela Baixada Santista.
Apesar do inverno começar oficialmente às 19h34 do dia 20 de junho, a meteorologista do Climatempo Patrícia Madeira avisa que o calor vai embora já no fim de abril.
Isso tudo porque o El Niño, fenômeno que produz um aquecimento anormal, já começa a se despedir. As temperaturas, então, dificilmente passarão dos 20°C. 
“Não é que nós teremos um inverno a La Niña (que resfria as águas e altera a distribuição de calor), mas porque não dá tempo de sair do El Niño para La Niña em dois, três meses. As temperaturas ficarão mais amenas”, frisa.
Sem inverno em 2015
Patrícia explica ainda que as primeiras massas polares mais significativas aparecerão depois de quase dois anos desde o último inverno mais afeito às características da estação.
“Ano passado não teve inverno e não podemos dizer que a estação será mais rigorosa ou que ela chegará mais cedo. Não é isso. Será um inverno normal, começando na época certa e com a temperatura que deveria ter todos os anos”.
Cuidados
O meteorologista Marcelo Campos diz que as pessoas mais sensíveis e alérgicas devem se preparar para essa mudança mais significativa de temperatura. “Tendo como referência o ano passado, nos desacostumamos a um inverno com frio e umidade, que seria o normal”.
Já a alergista Lucia Ferreira explica que é importante manter uma boa alimentação e tomar os remédios preventivos de alergia para aguentar essas alterações sem as famosas ‘ites’. “Casos de rinite, bronquite, sinusite serão muito mais comuns este ano”.

quarta-feira, 27 de abril de 2016

COMO É FABRICADO NOSSO DINHEIRO..

fabrica dinheiro; veja fotos





Nas visitas monitoradas que duram cerca de duas horas, o público pode conhecer todas as fases de produção dos três departamentos da Casa da Moeda: o de cédulas, o de moedas e medalhas e o de gráfica geral, responsável pela fabricação de documentos e selos fiscais.

Localizada em Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro, a Casa da Moeda oferece aos visitantes a possibilidade de tranporte com ônibus que saem do Museu de Arte Moderna (MAM) no centro do Rio nos dias de visitação. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site da instituição.

Cumpridas as exigências, os 120 primeiros inscritos poderão participar em grupos de 30 a serem distribuídos em quatro semanas. As inscrições começam sempre no primeiro dia do mês e devem ser refeitas caso o interessado não seja contemplado no calendário programado.

Recursos contra a falsificação são mostrados na visita

Durante a visita, o público poderá conhecer passo a passo como se dá a fabricação, por exemplo, das novas cédulas de R$ 10 e R$ 20, que fazem parte da segunda família de notas do real e que começaram a circular em julho.

"O processo de criação de um família de notas exige bastante sintonia entre o corpo da Casa da Moeda e do Banco Central. Há muitas questões envolvidas, como segurança e custo. Já o equipamento como impressoras e o papel são fornecidos por empresas que só podem vender para outras Casas da Moeda no mundo. O nível de excelência de fabricação do real não deve nada a outras notas", diz Amílcar Aguillar, superintendente do departamento de cédulas.

As novas cédulas de R$ 10 e R$ 20 são fabricadas -assim como as novas notas de R$ 50 e R$ 100– em impressoras de tecnologia alemã que podem imprimir as notas em 28 cores contra 18 das antigas máquinas. O tempo de impressão saltou, no entanto, de nove para 12 dias.

A primeira fase da impressão é conhecida como offset. O papel já contém um fio magnético e recebe uma impressão de tinta invisível que só poderá ser detectada com o uso de um lâmpada ultravioleta. Nessa fase, também é impresso o "quebra-cabeça", uma figura no topo das notas que muda, de acordo com o ângulo e a luz, para o valor numérico da nota.

Já na fase calcográfica (impressão em relevo), que é dividida em frente e verso da nota, o componente de segurança adicionado com a própria textura da impressão é o número escondido que pode ser visto a olho nu desde que contra a luz.

Há ainda uma fase conhecida como holograma, onde o número da nota é impresso de modo que sua cor tenha um brilho variável conforme a luz para as novas notas de R$ 10 e R$ 20 ou a impressão de um faixa holográfica para as novas notas de R$ 50 e R$ 100.

Este último elemento de segurança também era usado para a impressão das antigas notas de R$ 20, mas agora somente as notas de R$ 2 e R$ 5 da primeira família do real continuam sendo produzidas.
Na última fase, as notas recebem número de série, são cortadas e seguem para o cofre.

Exame de qualidade é feito exclusivamente por mulheres

Algumas folhas de notas, no entanto, podem antes passar por um crivo manual, num exame feito exclusivamente por mulheres. Cada folha contém entre 45 a 50 cédulas, de acordo com o tamanho das cédulas.

Há mais de 40 anos trabalhando na Casa da Moeda, Roberto da Silva, gerente-executivo da divisão de impressão de cédulas explica: "Tentamos usar homens, mas não deu certo, as mulheres tem de longe um performance mais apurada nesse processo de triagem de alguns páginas".

Roberto da Silva diz ainda que as páginas que precisam ser verificadas corresponde a 7% das folhas impressas. A produção é de cerca de 10 mil folhas por hora.

Na segunda família de notas do real, o tamanho aumenta conforme o valor. Junto com elementos de textura da nota, isso permite maior acessibilidade a deficientes visuais e ainda ajuda a inibir a falsificação por lavagem química.

Neste ano, a Casa da Moeda deve produzir 2,840 bilhões de cédulas de reais para o Banco Central, além da encomenda de 370 milhões de cédulas venezuelanas (bolívares), 307 milhões de cédulas argentinas (pesos) e 40 milhões de cédulas paraguaias (guaranis). Em reais a nota mais produzida neste ano será a de R$ 50.

terça-feira, 26 de abril de 2016

GRIPE H1N1 SAIBA COMO ELA ATACA..PREVINA-SE


Brasil já teve 230 mortes por H1N1 2016.


.
Enfermeira prepara injeção com vacina para o vírus H1N1 (Foto: Carla Carniel/Código 19/Estadão Conteúdo)
Além das mortes pela influenza A/H1N1, houve ainda 20 mortes por outros tipos de influenza. O estado de São Paulo teve o maior número de óbitos por H1N1: 119, correspondendo a 51,7% das mortes do país.Ao todo, foram 1.365 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza A/H1N1 até 16 de abril. A SRAG é uma complicação da gripe. Em uma semana, foram registrados 353 novos casos de SRAG por H1N1 no país.
Também foram registradas mortes por H1N1 em Santa Catarina (20), Rio de Janeiro (17), Rio Grande do Sul (13), Goiás (11), Minas Gerais (10), Bahia (8), Pará (6), Paraná (4),  Distrito Federal (3), Mato Grosso do Sul (3), Mato Grosso (3), Rio Grande do Norte (3), Ceará (3), Alagoas (2), Pernambuco (1), Paraíba (1), Amapá (1) e Espírito Santo (1).

segunda-feira, 25 de abril de 2016

QUAL MELHOR AÇUCAR OU ADOÇANTE??

Tipos de açúcar: orgânico, mascavo, demerara, light e frutose



  • tpos-acucar-capa.jpg
    Embora o açúcar branco e refinado seja o mais comum nas prateleiras do mercado e casa dos brasileiros, não é o único. Outras variedades de adoçantes naturais podem ser obtidas através de diferentes tipos de colheita e industrialização ou de outras matérias primas, como frutas e milho.
    Conhecido como um ingrediente perigoso, o açúcar de fato deve ser ingerido com moderação, já que o uso desregrado por provocar a obesidade e desenvolver a diabetes. Para escolher o melhor tipo de açúcar, confira o que é o orgânico, mascavo, demerara, light e frutose.
  • tipos-acucar-organico.jpg

    Orgânico

    Muito parecido com o mascavo, o açúcar orgânico não utiliza produtos agrotóxicos em seu plantio e cultivo e nem componentes químicos artificiais no processo de industrialização. Além disso, o açúcar orgânico não é refinado, o que lhe confere grãos mais grossos e cor mais escura.
    Portanto, seus benefícios estão relacionados à ausência de aditivos químicos e preservação dos sais minerais e não aos valores calóricos.
  • tipos-acucar-mascavo.jpg

    Mascavo

    De cor caramela e com sabor parecido com o da rapadura, o açúcar mascavo é extraído da cana-de-açúcar e o que lhe confere características diferentes do refinado é a diferença no processo de industrialização, já que é obtido no cozimento e, portanto, não passa pelo processo de refinamento, ação que conserva seus valores nutricionais.
    Embora sua diferença calórica não seja considerável, o ingrediente é considerado uma das versões mais saudáveis dos tipos de açúcares.
  • tipos-acucar-demerara.jpg

    Demerara

    Conhecido por ser uma das formas mais caras dos açúcares extraídos da cana, odemerara é muito utilizado na receita de doces sofisticados. De sabor mais ameno que o mascavo, o ingredientes passa pelo processo de purificação e refinamento, porém, não leva aditivos químicos e, portanto, mantem os teores minerais da cana-de-açúcar.
  • tipos-acucar-light.jpg

    Light

    A versão mais indicada para aquelas que estão querendo emagrecer com dietas naturais, o açúcar light é a mistura de açúcar refinado com adoçantes artificiais, como o aspartame, que adoça quatro vezes mais que as versões naturais.
    Portanto, embora não seja isento de gorduras e calorias, o açúcar light adoça mais e é utilizado em menor quantidade, ação que resulta em ingestão de menos calorias.
  • tipos-acucar-frutose.jpg

    Frutose

O QUE É INSTITUIÇÃO SOCIAL? VOU TE FALAR AQUI...

AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

“Desde que nascemos, começamos a aprender as regras e os procedimentos que devemos seguir na vida em sociedade. À medida que a criança cresce e passa a entender melhor o mundo em que vive, percebe que em todos os grupos de que participa existem certas regras importantes, certos padrões de comportamento que a sociedade considera fundamentais. Essas regras, instituídas pelos nossos antepassados, sofreram modificações ao longo do tempo. A sociedade exerce pressão sobre cada indivíduo para que todas elas sejam cumpridas”.

1- O que é INSTITUIÇÃO SOCIAL

 São todas aquelas estruturas sociais ou formas de organização estáveis como a Família, a Igreja, a Escola ou uma Empresa, que são baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade.

Em outras palavras, poderíamos dizer também que são os modos de pensar, de sentir e agir que a pessoa, ao nascer, já encontra estabelecidos e cuja mudança se faz muitas vezes com dificuldades. E mais, elas existem para satisfazer necessidades e servem como formas de controle social.


2- Grupo Social e Instituição Social

Não é difícil de entender, veja só:

 Os grupos sociais são reuniões de indivíduos com objetivos comuns, em processo de interação. Enquanto as instituições sociais se referem às regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos.

3- Interdependência entre as Instituições

Nenhuma instituição existe isolada das outras. Há sempre uma relação de interdependência, no sentido de que qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras. Ex: a libertação dos escravos, a mulher no trabalho fora de casa, a Internet, a questão salarial, etc.

4- Principais tipos de Instituição

Não descartando as demais, consideramos que as principais instituições sociais são: a Família, o Estado, as instituições Educacionais, e Igreja e as instituições Econômicas.

4.1 – A Família

É aquele tipo de agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação pode se referir ao número e à forma de casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares.

 
Números de casamentos
Neste caso, a família pode ser monogâmica ou poligâmica.
A família monogâmica é aquela em cada marido e cada mulher tem apenas um cônjuge.
A família poligâmica é aquela em que cada esposo pode ter dois ou mais cônjuges. Entre os esquimós e algumas tribos do Tibet ocorre a poliandria (casamento de uma mulher com dois ou mais homens). Já em certas tribos africanas, entre os mórmons e os muçulmanos, ocorre a poliginia (casamento de um homem com várias mulheres).

Formas de casamento
Temos a endogamia e a exogamia.
Endogamia quer dizer casamento permitido apenas dentro do mesmo grupo, da mesma tribo. Esta era uma forma muito comum entre os povos primitivos, e encontrada ainda hoje no sistema de castas da Índia e curiosamente em algumas famílias do Nordeste brasileiro.
Exogamia trata-se da união com alguém fora do grupo, entre pessoas de religião, raça ou classe social diferentes. É encontrado na maioria das sociedades modernas.

Tipos de famílias e suas funções
Entre várias possibilidades, vamos classificar a família em dois tipos básicos:
 Conjugal ou nuclear – é o grupo que reúne marido, mulher e filhos;
 Consangüínea ou extensa – além do casal e seus filhos, reúne outros parentes, como avós, netos, genros, noras, primos e sobrinhos.

Entre as principais funções da família podem ser destacadas:
 Sexual ou reprodutiva – satisfação dos impulsos sexuais dos cônjuges e a perpetuação da espécie humana;
 Econômica – assegurar os meios de subsistência e bem-estar de seus membros;

 Educacional – transmissão dos valores e padrões culturais da sociedade.

Papéis familiares

Nos últimos anos percebeu-se uma transformação profunda quanto aos papéis familiares. O pai já não é mais o “chefe da família” e nem a mãe a “rainha do lar”. Ou seja, os filhos são criados por pai e mãe que trocam constantemente de papéis entre si.

Da mesma forma, os índices de divórcio cresceram acentuadamente. Nos EUA, por exemplo, a proporção de divórcio em relação ao número de casados quadruplicou em apenas trinta anos.

Ao mesmo tempo, o número de filhos de mães solteiras subiu bastante também. Por outro lado a função nuclear reprodutiva está igualmente ameaçada: a fertilidade caiu tão drasticamente na Itália, Espanha e Alemanha que esses países estão em via de perder 30% da população em cada geração.

A nova família é também monoparental. Em muitos casos, os filhos moram só com o pai ou só com a mãe.

Uma curiosidade, no entanto. Apesar das transformações verificadas especialmente nos últimos trinta anos, o modelo de família nuclear parece continuar predominando.


A instituição familiar no Brasil

Em primeiro lugar devemos destacar que as mudanças ocorridas nos últimos anos estão relacionadas com o tipo de vida característico da sociedade industrial. Outro ponto a considerar, agora do ponto de vista legal, é a aprovação da Lei do Divórcio em 1977. Tanto é que o objetivo do casamento deixa de ser apenas a constituição de um lar, com muitos filhos, de preferência, e passa a ser o estabelecimento de uma comunhão de vida entre os cônjuges.

Outra inovação é o fato da responsabilidade da família passar a caber igualmente aos dois integrantes do casal, com os mesmos direitos, e não mais apenas ao pai como “chefe da família”. Bem como, em caso de separação, a guarda dos filhos não cabe mais exclusivamente à mãe, mas ao cônjuge que estiver em melhores condições.

Com toda justiça, cabe destacar que todas essas mudanças apenas dão cunho legal às transformações que estão ocorrendo na sociedade brasileira, na qual a mulher vem assumindo um papel destacado na estrutura familiar.


4.2 – A Igreja

Uma coisa é fato, todas as sociedades conheceram e conhecem alguma forma de religião. E enquanto a origem de todas as outras instituições pode ser encontrada nas necessidades físicas do homem, a religião não corresponde a nenhuma necessidade material específica. De certa forma, cada povo tem nas crenças religiosas um fator de estabilidade social e de obediência às normas sociais da sociedade. Por isso, dizemos que a religião sempre desempenhou uma função importante e indispensável.

Bom, geralmente, todas as religiões têm seu lugar de culto: igrejas, templos, mesquitas, sinagogas, etc. E assim como a família, a religião, ou as religiões também sofreram muitas mudanças.

As religiões ocidentais sofreram profundas mudanças com o desenvolvimento da economia industrial, sendo que o progresso da ciência e da arte deu ao homem uma nova visão de si mesmo e da vida em geral. De certa forma, a partir desta nova situação, as várias religiões no mundo têm procurado conciliar suas doutrinas com o conhecimento científico.

Outra tendência é dar mais ênfase aos valores sociais do que aos dogmas religiosos. Prova disso é o surgimento, na Igreja Católica, da doutrina da Teologia da Libertação.

Por outro lado, há também grupos conservadores que defendem o apego à tradição, como a TFP, algumas igrejas “renovadas” (Evangélicas), entre eles o movimento da Renovação Carismática (Igreja Católica) etc.

Percebe-se também um crescimento exagerado das mais diferentes seitas religiosas. Tal crescimento, possivelmente deve-se a fatores como: instabilidade social, dificuldades econômicas, crescimento demográfico, miséria e insegurança. Tais incertezas acentuam as crises existenciais dos seres humanos, que se voltam para a religião, na tentativa de encontrar uma saída para seu desamparo e sua angústia.

Devido a situação do mundo atual citada acima, percebe-se também diversas formas de renovação religiosa no cristianismo, no islamismo e no judaísmo nas últimas duas décadas.

Enfim, é inegável que a Religião continua sendo uma das principais instituições a influir no comportamento humano. Porém, ela não constitui condição imprescindível da ordem social.

Uma curiosidade: das grandes religiões, o islamismo é a que mais cresce no mundo.


4.3 – O Estado

Todos os recursos recolhidos pelo Estado, teoricamente deveriam ser investidos em investimentos de infra-estrutura e preste os serviços sociais básicos à população, além, claro, manter a máquina administrativa do Estado.

Para retirar estes recursos da população, o Estado se baseia numa qualidade que é a essência dele mesmo: seu poder de coerção. Esse poder autoriza o Estado e recorrer a várias formas de pressão para fazer valer seu direito de cobrar impostos.

Direito e poder do Estado

Em qualquer sociedade, apenas o Estado tem o direito de recorrer à coação para obrigar os indivíduos a cumprir suas leis.

É inegável que o Estado é o mais importante agente de controle social de uma sociedade. Ele exerce essas funções por meio de leis e, em última instância, pelo uso da força e da violência legítima, desde que baseado na lei.

Nas democracias representativas, como já sabemos, o poder do Estado se distribui pelos poderes Executivo (governo, administração pública, forças armadas), Legislativo (Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras de Vereadores) e Judiciário (órgãos da Justiça).

Alguns componentes do Estado

O Estado é essencialmente um agente de controle social. Difere de outras instituições como a família e a Igreja, que também exercem controle, na medida em que tem poder para regular as relações entre todos os membros da sociedade.

Os três componentes mais importantes do Estado são:
 Território;
 População;
 Instituições políticas (principalmente os três poderes e os diversos órgãos administrativos que compõe o governo).

Estado, nação e governo

Veja: a NAÇÃO é um conjunto de pessoas ligadas entre si por vínculos permanentes de idioma, religião, tradições, costumes e valores; é anterior ao Estado, podendo até existir sem ele (Ex: Ciganos, Palestinos e os Judeus antes da criação do Estado de Israel). Já um ESTADO pode compreender várias nações, como é o caso do Reino Unido ou Grã-Bretanha, formada pela Escócia, Irlanda do Norte, País de Gales e Inglaterra. Logo o Estado é uma nação com um conjunto de instituições políticas, entre as quais um GOVERNO que é um componente transitório do Estado que é permanente.

Interessante lembrar que nas democracias, a base da organização do Estado é sua Constituição, que estabelece as normas referentes aos poderes públicos e afirma os direitos e deveres dos cidadãos.

Estado e formas de governo

O governo pode adotar as seguintes formas: monarquia ou república. Há, no entanto, variações nestas formas de governo. Em países da Europa (Grã-Bretanha, Espanha, Suécia e Noruega) existem as chamadas monarquias institucionais (que também podem ser parlamentaristas). E em outros países a república parlamentarista e ainda a presidencialista.


4.4 - Escola

Em um país onde o analfabetismo ainda assusta, o processo seletivo para a universidade é excludente, falar das instituições educacionais e da própria escola, é muito sério.

A Escola pode ser vista como um grupo social ou como instituição. Ou seja, por um lado ela é uma reunião de indivíduos com objetivos comuns e em contínua interação. Mas é também uma estrutura mais ou menos permanente que reúne normas e procedimentos padronizados, altamente valorizados pela sociedade, cujo objetivo principal é a socialização do indivíduo e a transmissão de determinados aspectos da cultura e do conhecimento.

Objetivos da Educação

É por meio da educação que os povos transmitem às gerações mais jovens sua herança cultural, seus conhecimentos, seu modo de vida e suas regras e valores. Ao passar por ela, os indivíduos adquirem as informações e condições necessárias para uma vida ativa (inclusive econômica) em sociedade e são preparados para conviver com os outros de acordo com as normas dos grupos sociais a que pertencem.

O processo educativo

Já vimos que a educação pode ser:

 Informal (assistemática ou difusa);
 Formal (sistemática)

A educação formal tem recebido uma atenção especial dos governos (ou deveria) pelo fato de não ser mais possível pessoas com pouca ou sem nenhuma instrução progredir profissionalmente. A educação (formal) passa a ser cada vez mais um instrumento vital para que o indivíduo possa enfrentar os desafios da sociedade contemporânea.



A Escola e as novas tecnologias

Um ponto que merece muita atenção e reflexão é o uso de novas tecnologias na educação. A Internet e os diversos meios de comunicação vieram para provocar mudanças na educação. Ao mesmo tempo em que traz inúmeras vantagens, e isto é indiscutível, traz o problema da socialização, da falta de contato físico e a pesquisa direto nas fontes. Ou seja, a educação não poderá em hipótese alguma se reduzir a estes novos equipamentos. É preciso reforçar a socialização dos alunos, procurando preservar as relações humanas e evitar o individualismo.


Para discutir:

Nosso modelo de educação, de escola, é democrático?

Somos críticos? Nos utilizamos da educação para sermos agentes sociais?